SELEÇÃO MS

Kiorugui

 

Kyorugui significa “luta” no Taekwondo, onde o combate ocorre entre dois taekwondistas, do mesmo peso, graduação e sexo, em uma área de 8 x 8 metros. chamada área de combate, localizado dentro de uma área de 12 x 12 m., chamada área de segurança em uma competição de força e habilidade. A luta tem três rounds de 2 minutos com intervalos de 1 minuto de descanso e é administrado por um árbitro central, que é auxiliado por quatro árbitros laterais.

O sistema de pontuação se dá por equipamentos eletrônicos que são compostos por colete e capacete. Chutes na altura do tronco são computados com dois pontos e na altura da cabeça com três. No caso de um chute giratório será computado um ponto adicional. Ainda temos a pontuação de soco caso haja um golpe bem aplicado na região do tronco. Tanto o ponto adicional quanto o de soco são marcados pelos árbitros laterais.

Dentre as faltas as mais comuns são agarrar, cair, sair da área de luta, socar o rosto do adversário, chutar o adversário quando a luta está parada e chutar o adversário quando estiver caído. Caso o atleta cometa uma das infrações será advertido com uma falta e seu adversário será computado com um ponto. Se o mesmo cometer 10 faltas será desclassificado.

© 2017 - 2019 Todos os Direitos Reservados - Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul

  • w-facebook
  • Instagram - White Circle
  • w-youtube